diário da esperança

Feito melhor que o perfeito

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal

Pai do poderoso Facebook e Instagram, Mark Elliot Zuckerberg também é dono dessa máxima inspirativa e motivacional: "O feito é melhor que o perfeito". E você, caro leitor, pode se inspirar conosco agora.

Faça seu hoje acontecer hoje, aqui e agora, logo após o término deste texto. Não espere ser feliz lá no passeio em Paris; lá no dia do casamento (ou divórcio); lá... lá naquele lugar longínquo e quase inalcansável. Você vai ser feliz lá, se souber ser feliz hoje.

Talvez, ou com certeza, alguém pergunte: "Não posso projetar meu futuro feliz?"; e a resposta será um sonoro: "Sim, obrigatoriamente!"; pecado é ser feliz somente lá no futuro, e esquecer da data atual! Ser feliz só "lá", corre-se o risco de esquecer da felicidade até "lá". E assim, acostuma-se tanto em viver no futuro distante que o presente vira sofrimento, e quando o futuro vira presente, o sofrimento vem junto. Em outras palavras, se não vivermos em paz hoje, o amanhã pode não ser tão bom assim.

Quem não consegue viver o hoje, dificilmente viverá o amanhã de forma realizada. Por isso, o feito (hoje) é melhor que o perfeito (amanhã).

Em suma, o segredo é o seguinte:

1. "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã... na verdade, não há" - Cantou o profeta Renato Russo. O amor deve acontecer agora.

2. O amanhã ainda não temos, viver nele pode ser meio (bastante) arriscado. Vivamos o hoje com todas as forças, para fazermos isso amanhã também, e sem arrependimentos.

3. "O feito é melhor que o perfeito" - quem esperar para se realizar no perfeito, pode perder de se realizar com seus feitos.

Enfim, também foi Zuckerberg quem disse que o Facebook foi sua grande ideia, mas não a única, Ele conta que enquanto procurava o grande projeto da vida, trabalhava em vários outros como jogos e meios de comunicação, muitos sem sucesso, mas ele seguia em seus Feitos, até encontrar seu Perfeito. Nunca parou de pensar e projetar.

Assim, estimado leitor, enquanto você projeta o grande dia, viva cada um dos seus momentos com todo amor e intensidade como se fosse o "grande dia", porque, na verdade, todos são.

Texto: Arnoldo machado
Palestrante e teólogo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Visitando o passado (III) Anterior

Visitando o passado (III)

Olhos risonhos Próximo

Olhos risonhos

Colunistas do Impresso